Finalemente as populações da Resex do Rio Xingu começam a se estuturar depois de uma longa guerra para a conquista do direito de suas terras. A Resex foi decretada em julho de 2008, mas somente agora os grileiros estão sendo de fato retirados pelo ICMBio juntamente com o Gado, novos projetos produtivos começam a funcionar, a associação de moradores a se fortalecer, ... E a população a acreditar que podem contruir um futuro para seus filhos e netos na terra que herdaram de seus pais e avós. Mas a luta não acabou (lutas acabam?)... ainda há que se implementar escolas, postos de saúde, melhorar as alternativas de renda e tudo isso mantendo as bases da bela cultura tradicional beiradeira. Estão no caminho.
Entre os dias 17 e 25 de agosto ocorreu uma viagem a Reserva Extrativista do Rio Xingu organizada pelo Instituto Socioambiental em parceria com a FVPP, ICMBio, LAET e Secretaria Municipal de Saúde de Altamira para dialogar com moradores sobre regras de uso de barcos comunitários, produção de borracha e organização das associações. Foram realizadas reuniões em 4 diferentes núcleos ao longo da Resex com participação de quase todos os moradores. Veja imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário